Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 73

Venda de imóvel de herança

Evandro Carlos Vieira

Evandro Carlos Vieira

Iniciante DIVISÃO 1 , Micro-Empresário
há 1 dia Domingo | 13 julho 2025 | 07:52

Caros membros do fórum, bom dia!Revirei essa internet, assisti vídeos no Youtube, mas ainda paira uma dúvida. Recebi de herança um imóvel declarado no Imposto de Renda no valor de R$ 100.000,00. Hoje esse mesmo imóvel está avaliado em R$ 400.000,00. .Pretendo vendê-lo e não vou adquirir outro. Andei lendo que o ganho de capital é isento na venda de um único imóvel até o valor de R$ 440.000,00. Pergunto: Isso também vale para imovel oriundo de herança? Se não, poderiam me explicar porque a Receita enxerga dessa forma, pois se a pessoa tivesse vendido o imovel por R$ 400.000,00 e me desse o dinheiro, não pagaria ganho de capital. Porque se eu vender o imóvel herdado, haveria de pagar, se for o caso? Agradeceria muito se alguém puder me sanar essa dúvida. 

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 horas Segunda-Feira | 14 julho 2025 | 08:30

Bom Dia,

Há pagamento de IR no ganho de capital de 300k.

Lei nº 7.713/1988Artigos 21 a 23 tratam da tributação do ganho de capital por pessoas físicas.
Essa lei institui o Imposto de Renda sobre Ganhos de Capital obtidos na alienação de bens e direitos.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade